terça-feira, 31 de março de 2009

Victoria?


É sabido o fato de que a era Vitoriana se caracterizou como sendo um período de larga prosperidade para o Império Britânico, fruto em grande parte do lucro proporcionado pelas colônias e também pelas transformações e melhoramentos sociais impostos pela revolução industrial.

Entretanto, a qualidade de vida nas cidades da Grã-Bretanha nesta época não acompanhava o momento de progresso do Império. As ruas eram imundas, com esgotos transbordando e o saneamento básico era pobre e ineficaz. As instalações sanitárias eram demasiado básicas e mão de obra humana era empregada para remover resíduos humanos durante a noite - não era exatamente uma tarefa divertida. Na verdade, o cheiro deveria ser horrível em um dia de calor avassalador. Nestas condições, a água estava contaminada e muitas vezes imprópria para beber e por isso, não era surpresa nenhuma que a morte e a doença fossem habituais.

Dentre as doenças Vitorianas preferidas estavam certamente no top five a "morte negra" e a "varíola". Não havia um Serviço Nacional de Saúde, e aos doentes pobres que não podiam pagar por um médico só lhes restava a cova rasa. Os pobres, que viviam em casas úmidas e sujas e tinham uma dieta pobre, frequentemente eram afetados por doenças como o sarampo e a gripe e modernas drogas como antibióticos, não estavam disponíveis na época.

Sendo assim, é curioso notar um paralelo entre essa época tão distante e a condição lamentável na qual me encontro atualmente. Deve ter sido a leitura contínua e reiterada de Dickens e o sonhar com o retorno e a glória de Albion que me transformaram em praticamente um Oliver Twist contemporâneo, agora até com o corpo coberto de chagas e levando uma vida sórdida, torpe e o que é pior, sem nenhum charme.

Até as ruas do Centro fazem lembrar as de Londres no século XIX, a coisa não mudou muito por aqui nos últimos cem anos (especialmente em dias de chuva), assim que me sinto plenamente ambientado e pronto para ser corrompido. Does the body rule the mind or does the mind rule the body? I do know.

Please, sir, I want some more.

Um comentário:

Nicolau disse...

Cara, foi só você falar isso que nosso radiante sol carioca transmudou-se numa chuvinha londrina.

Espero ansioso você fazer um post sobre neve.

Abraços

 

View My Stats