quarta-feira, 9 de setembro de 2009

o chato


se existe uma coisa que me move é a comida, além de cozinhar está claro que gosto de comer bem. morro por uma mesa bem posta, com sua bela toalha, bons copos e tudo mais que agregue valor ao maravilhoso prazer que é saborear um bom prato. nada mais natural então que eu seja um fã ardoroso de programas de culinária, e, se deixarem, sou capaz de ficar o dia inteiro diante da tv, pulando de canal em canal e assistindo de anthony bourdain a andrew zimmern na seqüência (como se tratasse de uma final de copa do mundo), e sentindo muitas saudades do hilário karlos arguiñano e do rick stein.

há um tempinho atrás, eis que estava eu assistindo ao canal nat geo, quando uma criatura meio estranha, metida num chapelão e segurando um facão me diz: - eu vou caçar, eu vou pescar, eu sei lá o que mais...e comer também! - rapaz, me assustar você já conseguiu. – pensei.

tratava-se de josimar melo, apresentador do programa o guia que acabara de estrear no referido canal. confesso que não me animei muito com a figura do apresentador, mas um novo programa de culinária é um novo programa de culinária, assim que no dia e hora marcados lá estava eu para ser guiado por um mundo de sabores, texturas e emoções diferentes.

doce ilusão, o que era uma impressão se concretizou. ignoro a opinião daqueles que gostam de programas de culinária, mas penso que, dentre outras coisas, deve ser educativo, divertido, se possível simples (para coisas mais complexas procure um estágio em regime semi-escravo no el bulli ou estude na hofmann de barcelona, eu recomendo) e principalmente estimular os prazeres da boa mesa, afinal de contas, cozinha é a maior diversão.

o guia peca especialmente por se levar muito a sério e por não suscitar a paixão pelo ato de comer (o que deveria ser básico), incapaz de estabelecer uma conexão com o espectador. isto porque josimar melo dá a impressão de ser um esnobe, adotando o perfil do brasileiro que durante a primeira viagem européia com a namorada tenta impressioná-la, fazendo pose e falando de comida e bebida como se fosse coisa para poucos, acessível apenas a um grupo seleto de conhecedores no qual ele, evidentemente, se inclui.

se a emissora tiver como alvo um público de novos ricos ou de gente metida a besta, está bem, mas eu achei o programa insuportável. tudo bem que os episódios aos que assisti eram logo sobre a espanha, região que casualmente conheço bem por lá ter vivido, agora, convenhamos, não dá, ver um apresentador entrando no museo del jamón para sair e provar a iguaria com cara de nojo e dizer que ainda não é esse o jamón dos seus sonhos, que não está bom mas que ele não vai desistir, afinal, em madri, deve haver algum lugar onde se possa comer um bom jamón, é o fim. o que mais há em madri é bom jamón meu caro, e você deveria saber onde procurá-lo já que é crítico gastronômico.
para quem não sabe, o museo del jamón é uma rede de lojas emblemáticas de madri onde se pode encontrar diversos tipos de presunto ibérico a bom preço, mas que está longe de ser o lugar mais indicado para alguém que é crítico gastronômico ir procurar o melhor jamón. da próxima vez, tente o goya no hotel ritz.

o programa ganharia muito mais se o apresentador fosse mais natural e procurasse transmitir a riqueza da cultura gastronômica dos locais onde está, interagindo com os cozinheiros em um outro nível, mais próximo, mais curioso...mais humilde. sem falar que um apresentador deve ter a capacidade de transmitir o prazer que sente ao comer para o telespectador, estimulando-o a descobrir o fascinante universo da gastronomia, coisa que aqui infelizmente não acontece.

a nat geo o cita como o crítico gastronômico mais importante do brasil, sei não, sei não, acho que ele levou o confete muito a sério. tudo no programa é pretensioso, do título aos maneirismos afetados do apresentador. quem perde é o espectador que ao invés de descobrir um novo prato ou uma curiosidade gastronômica tem que lidar com o seu enorme ego. josimar melo não é o guia, é o chato, melhor seria ser menos critico e meter mais a mão na massa.

Nenhum comentário:

 

View My Stats