quarta-feira, 17 de março de 2010

O Rio de Janeiro continua lindo e paga por isso

Há 50 anos o Rio de Janeiro perdia a condição de capital federal para Brasília, sem nenhum tipo de compensação pelas perdas econômicas naturalmente advindas dessa decisão (por sinal caótica).

.

Há 35 anos houve a fusão com o Estado da Guanabara, sem que a população fosse consultada e, uma vez mais, com a geração de toda sorte de impactos político-econômicos.

.

Há 22 anos a Constituição Federal tratou a tributação do petróleo de forma diferenciada, impedindo o crescimento do Rio de Janeiro.

.

Hoje, um envolvido com o escândalo dos anões do orçamento, um político abjeto e sem nenhum compromisso com nada a não ser com o próprio bolso, tem a pachorra de querer meter a mão em 7 bilhões de reais e dividi-lo com outros da sua laia, partilhando os royalties pela produção de petróleo fluminense com todos os Estados da União, sob o argumento de que não existe estado produtor.

.

Estes senhores certamente nunca puseram os pés em Macaé, Rio das Ostras e cia, para ver como as populações locais sofrem com o impacto direto (econômicos, sociais e ambientais), causado pela exploração.

.

O Rio de Janeiro é cantado em prosa e verso e é realmente uma benção e um privilégio ser carioca, pena que, aparentemente, isso gere inveja e rancor em nível nacional e uma horda de recalcados neste nosso país que, sim, é muito bairrista e provinciano. Conforme o bem assinalado hoje por um anônimo na internet:

.

"... Sejamos bairristas, sim, por que não?! Mineiro é, paulista é, todo mundo é, só a gente é que tem que ser NACIONAL!!! E se formos fundo, historicamente, veremos porque somos tão altruístas. Nunca fomos cidadezinha, nunca fomos torrãozinho, sempre - por quase 200 anos - fomos a Capital Federal, até nos roubarem o título!!! Chega de sermos roubados!!! ..."

.

Manifestações como as de hoje (Local: 17/03/2010, Cinelândia, Centro, às 16:00 horas), deveriam acontecer com muito mais frequência, só assim, com a população na rua exercendo sua cidadania e defendendo seus direitos se coloca um país nos eixos.

.

Que se dane a diplomacia, respeito é bom e eu gosto. Amo esta cidade e está na hora de agir. Hoje eu estarei na Cinelândia fazendo a minha parte, e você?

Nenhum comentário:

 

View My Stats