terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Pagos de Moncayo 2006



Mais um vinho destes que "me pegaram” durante a minha temporada em Barcelona e que divido com a minha imensa audiência. Primeiro, para dele não me esquecer e, segundo, para relembrar tantos bons momentos passados na companhia do seu bouquet: Pagos de Moncayo 2006.

Um vinho comprado inteiramente ao acaso, já na fase onde me arriscava a comprar vinhos menos chulés, e que causou a melhor das impressões de saída. Recordo que eu e Miguel ficamos impressionados com a sua explosão de sabores logo no primeiro gole e que, daí para diante, tudo era pretexto para termos ocasião de voltar a comprá-lo.

Trata-se de um vinho monovarietal elaborado a partir da variedade autóctona Campo de Borja por excelência, a Garnacha. Sendo essa, a denominação de origem (Campo de Borja) que melhor a trabalha.

Adega: Bodegas Pagos de Moncayo
País: Espanha

Região: Aragón (D.O. Campo de Borja)
Ano: 2006
Tipo: Tinto
Castas: 85% Garnacha; 5% Syrah (Garnacha Varietal)
Crianza (período de tempo): 10 meses em barricas novas de carvalho Americano.

Álcool: 14.50º
Preço: Aproximadamente 14€
Nota de Cata: Cor vermelho picota de capa alta, brilhante e limpo, de lágrima abundante. No nariz destacam-se os tons de fruta vermelha, alcaçuz e frutas confitadas característicos da variedade sobre um fundo de baunilha e café aportados pela sua crianza em barrica. Na boca se mostra denso, equilibrado, com bom volume e taninos.
Acompanha: Um “jamonzito’ de Teruel.
É meus amigos...não custa nada sonhar, Deus sabe o que eu não daria por uma dessas agora, ou duas, ou três...

Nenhum comentário:

 

View My Stats