sexta-feira, 13 de março de 2009

Beba com moderação

Meu bom amigo e sócio Pedro, que aparentemente está sem muito trabalho nesta tarde de sexta-feira, acaba de compartir comigo essa inquietante questão para os apreciadores das loiras (geladas ou não). Eu por minha vez me senti na obrigação de dividir essa informação da mais alta relevância e utilidade pública para evitar os ditos crimes contra a economia popular, até porque, daqui há pouco é hora de molhar a palavra que hoje é sexta-feira, estejam atentos e bom fim de semana.

CÁLCULO DE PERDA DE CHOPP



Ao pedir um chopp sem colarinho no restaurante Beduíno, localizado na Cinelândia, Centro do Rio, foi-me trazido um com um colarinho absurdo, tendo o garçom alegado que este era o chopp com “pouco” colarinho deles e que não era possível servir completamente sem colarinho.

Mas poucos sabem que a estratégia de colocar muito colarinho se dá, pois a parte superior da tulipa (particularmente do Beduíno, que é notável este detalhe) é maior em volume em comparação à base. Ou seja, cada milímetro de colarinho a mais, menos chopp o estabelecimento gasta, lucrando com a leviandade dos consumidores. A propaganda mostra uma quantidade x de chopp por dose (ex. 300ml), mas o que realmente é vendido é uma quantidade inferior. Resumindo: Você paga por algo que não vai consumir.

Curioso então com a quantidade de chopp que perco a cada copo deste, resolvi medir alguns pontos principais do copo, assim que o mesmo chegou a mesa, à fim de aferir este dado. Como já mencionei anteriormente, os dados foram coletados à mão, num guardanapo, por isso, os números iniciais podem não estar muito precisos, mas a proporção final é real, pois seria amesma com qualquer número. Segue abaixo a linha de pensamento para resolver esta questão.


Encontrar o raio intermediário (Ri)

Para encontrar o raio intermediário, precisamos primeiro encontrar os valores da linha lateral do copo. Para achar a lateral inteira, basta aplicar o Teorema de Pitágoras, utilizando como parâmetros, a altura geral e a linha do topo, que pode ser encontrada através da subtração do raio inferior sobre o raio superior.

Logo, faremos:
Lateral² = Altura² + Topo²
L² = 69² + 22²
L = Raiz Quadrada de (5245)
L = 73mm

Ri = 39mm (Encontrado usando a teoria de Semelhança dos Sólidos – Ver mais abaixo)

Encontrando as laterais superior e inferior

De posse deste novo valor aplicamos Pitágoras novamente, para encontrar as duas laterais restantes, superior e inferior.

Logo: 18² + 6² = Ls² = 19mm

Logo: 51² + 16² = Li² = 53mm

Agora, para achar o volume das partes, é necessário achar antes, o volume total do cone que deu origem ao copo. Para tal, é necessário utilizar a Semelhança dos Sólidos, ou seja, a razão entre as áreas das bases será igual ao quadrado da razão das alturas.

Para achar a área das bases:
Base Superior: π x Raio² -> 3,14 x 45² = 6358,5
Base Inferior: 3,14 x 23² = 1661,06
Logo, na Semelhança dos Sólidos, teremos:
1661 /6358 = (h-69)² / h² (onde “h” é a altura total do cone)
h = 143mm

Altura total do cone: 143mm
Altura do vértice do cone até o fundo do copo (início): 74mm


Encontrando o volume das partes

Volume de um tronco de cone:

V = ((π x h) /3) x (r1² + r1 x r2 + r2²)

Tronco inferior!
Onde:
Π = 3,14
h = 5,1 cm
r1 = 3,9cm
r2 = 2,3cm
Logo: V = 157,07 cm³

Tronco Superior!
Onde:
Π = 3,14
h = 1,8 cm
r1 = 4,5cm
r2 = 3,9cm
Logo: V = 99,65 cm³


CONCLUSÃO!

Total do copo: 256,72 cm³ = (aproximadamente) 260ml

Tomando como valores 100ml de colarinho e 160ml de chopp, percebemos que há uma perda de 38% do chopp que deveríamos consumir!!!!!!!

Para você entender melhor: Se o chopp custa R$4,00, o valor justo com essa quantidade de colarinho deveria ser de R$2,48!!!!! Compreenderam o absurdo que pagamos a mais pelo colarinho, e o quanto o dono do estabelecimento lucra com essa atividade?!

4 comentários:

Vee disse...

Moderação e bebida, pessoal, não de comentários!


Risos



Olha, este é um assunto que me deixou (sobremaneira) preocupada, afinal Ribeirão Preto é conhecido por oferecer o chopp mais famoso do Brasil, inaugurado em 1943 por Nicolás Miranda.


Esse Nicolás, devia ser uma mafioso indefectível, considerando as contas apresentadas na postagem.



Risos

Vee disse...

Em tempo:

Imprimi as figuras!


Ah, o Claudinei (meu garçon favorito do Pinguim) que me aguarde.


Ho ho ho ho

bloke in blue disse...

Olha ela aí. Moderação nos comentários não é comigo, mas isso você já deve ter percebido. rrss.

Como diria o bom e velho Joe - Know your rights! E vigile que o Pinguim não deve ter a fama que tem a toa, mas não se preocupe, quando você der o ar da graça eu faço questão de tirar o chopp pessoalmente.

;)

Pablo Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
 

View My Stats