segunda-feira, 9 de novembro de 2009

the slider


esse fim de semana me dediquei a redescobrir e escutar a sério um grande disco, um disco que qualquer amante do rock deveria ter na sua estante em lugar de honra, estou falando de The Slider do T-Rex, ponto culminante da suada e vitoriosa trajetória de Marc Bolan, o cara que deu ao rock uma dimensão mais fashion, mais sexy e, seguramente, mais divertida ao inventar o glam.

em The Slider, Bolan nos mostra todo o seu talento para cunhar a música pop perfeita no formato de 3 minutos e o efeito é devastador, sua audição dá uma vontade danada de montar mais uma banda e sair gritando Yeah! em meio a riffs e hooks poderosos.
o albúm abre com a contagiante Metal Guru, não por acaso a inspiração de Johnny Marr ao compor Panic quase uma década e meia depois. de Telegram Sam a Chariot Choogle, passando pela "super fine" Baby Strange, o álbum é mesmo uma aula de como o rock pode e deve ser contagiante e a receita parece ser a seguinte. a estrutura dos riffs simples e deliciosos é o rock clássico, as letras estáo entre o nonsense e o etéreo, adicione-se a isso backings algo exagerados e uma orquestração que dá dramaticidade e textura às faixas (a cargo de Tony Visconti), e temos em The Slider o retrato de um artista pleno, saboreando com prazer a fama planejada e alcançada e o mais que merecido sucesso que mostram que, pelo menos na Inglaterra durante aquele início dos setenta, ninguém era maior do que Bolan.

por fim adicione o charme extra de Bolan ao gritar e gemer no exato momento, Rock!, Yeah!, Boo!, Uhhhs! e toda sorte de interjeições e onomatopéias como ninguém e o mérito de haver tornado algo tão batido como pode ser a expressão baby em algo super cool. Bolan tem estilo de sobra, likes to rock e nos leva com ele.

listen to him now, for I'm gonna ssslide.

5 comentários:

Jobove - Reus disse...

molto obrigado por poner mi blog en tu lista, hago lo mismo con el tuyo

un abrazo desde Reus Catalunya

Calila das Mercês disse...

Vou apreciar...

Adoro os rocks mais antigos...

Grande abraço. =)

bloke in blue disse...

té la ma maria:

de res, un gust. tant de bo puguis comprendre un poc de portugues, per fi i a cap és una llengua que se sembla amb el catalan.

petunets.

Calila:

faça isso, você vai ver que é um discaço.

beijos.

Patty Diphusa disse...

T.Rex, que tudo. Não tenho esse álbum, só poucas músicas baixadas. Ótima lembrança, ótimo post, como sempre.

bjs

bloke in blue disse...

oi Patty, que bom que gostou. É muito bom mesmo, vale conhecer mais.

Beijos.

 

View My Stats