esse fim de semana me dediquei a redescobrir e escutar a sério um grande disco, um disco que qualquer amante do rock deveria ter na sua estante em lugar de honra, estou falando de The Slider do T-Rex, ponto culminante da suada e vitoriosa trajetória de Marc Bolan, o cara que deu ao rock uma dimensão mais fashion, mais sexy e, seguramente, mais divertida ao inventar o glam.
em The Slider, Bolan nos mostra todo o seu talento para cunhar a música pop perfeita no formato de 3 minutos e o efeito é devastador, sua audição dá uma vontade danada de montar mais uma banda e sair gritando Yeah! em meio a riffs e hooks poderosos.
o albúm abre com a contagiante Metal Guru, não por acaso a inspiração de Johnny Marr ao compor Panic quase uma década e meia depois. de Telegram Sam a Chariot Choogle, passando pela "super fine" Baby Strange, o álbum é mesmo uma aula de como o rock pode e deve ser contagiante e a receita parece ser a seguinte. a estrutura dos riffs simples e deliciosos é o rock clássico, as letras estáo entre o nonsense e o etéreo, adicione-se a isso backings algo exagerados e uma orquestração que dá dramaticidade e textura às faixas (a cargo de Tony Visconti), e temos em The Slider o retrato de um artista pleno, saboreando com prazer a fama planejada e alcançada e o mais que merecido sucesso que mostram que, pelo menos na Inglaterra durante aquele início dos setenta, ninguém era maior do que Bolan.
por fim adicione o charme extra de Bolan ao gritar e gemer no exato momento, Rock!, Yeah!, Boo!, Uhhhs! e toda sorte de interjeições e onomatopéias como ninguém e o mérito de haver tornado algo tão batido como pode ser a expressão baby em algo super cool. Bolan tem estilo de sobra, likes to rock e nos leva com ele.
listen to him now, for I'm gonna ssslide.
5 comentários:
molto obrigado por poner mi blog en tu lista, hago lo mismo con el tuyo
un abrazo desde Reus Catalunya
Vou apreciar...
Adoro os rocks mais antigos...
Grande abraço. =)
té la ma maria:
de res, un gust. tant de bo puguis comprendre un poc de portugues, per fi i a cap és una llengua que se sembla amb el catalan.
petunets.
Calila:
faça isso, você vai ver que é um discaço.
beijos.
T.Rex, que tudo. Não tenho esse álbum, só poucas músicas baixadas. Ótima lembrança, ótimo post, como sempre.
bjs
oi Patty, que bom que gostou. É muito bom mesmo, vale conhecer mais.
Beijos.
Postar um comentário